crises de rinite

Conhecida popularmente como “alergia nasal”, a Rinite alérgica é uma reação imunológica do corpo à partículas inaladas que são consideradas estranhas. Essas substâncias são chamadas de “alérgenos”, ou seja, a rinite é um quadro de inflamação das mucosas da cavidade nasal, causado por uma reação exagerada do sistema imune a partículas alérgenas do ar.

Apesar de assemelhar-se a um estado gripal, a rinite tem mecanismos e causas diferentes. O resfriado e a gripe são causados por vírus, já a rinite alérgica é uma inflamação do revestimento interno do nariz e os sintomas têm início minutos após o contato com o alérgeno , na maior parte das vezes poeira doméstica e ácaros.

O nariz é a porta de entrada para o ar e substâncias carregadas por ele, e tem a função de filtrar as impurezas, além de umidificar e aquecer o ar que chegará aos pulmões. A pessoa alérgica então tem uma reação exagerada aos alérgenos. Seu sistema imunológico reage de forma intensa a estas substâncias estranhas na tentativa de defesa do organismo.

Quando ocorre a crise da rinite, a pessoa apresenta obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz. Se ela tiver uma predisposição para a asma, poderá então apresentar também uma crise, com falta de ar e cansaço.

As alergias apresentam um componente genético. Quando os pais e mães tem rinite, a chance dos filhos terem o problema chega a 50%. Quando a pessoa que possui essa predisposição entra em contato com um alérgeno, passa a ser reativa a ele e não mais tolerar o contato. Essa reação em geral acontece nos primeiros anos de vida, mas pode ser mais tardia.

crises de rinite

E o que é alergia?
“Alérgeno” caracteriza-se por qualquer partícula que tenha a capacidade de desencadear uma reação alérgica, que nada mais é do que uma reação do sistema imune a agentes estranhos. Os alérgenos podem entrar em contato com nosso corpo por:

Inalação, como pólen, fumaça, produtos químicos, poeira, etc.
Ingestão, como comidas, remédios e suplementos.
Contato com a pele, como substâncias químicas, perfumes, cremes, látex, plantas, etc.
Inoculação na pele, como picadas de insetos.

A causa da reação alérgica não é a ação direta e ativa do alérgeno, mas sim a resposta exagerada do organismo ao contato com o mesmo. Explicando o porque algumas pessoas têm alergia a determinadas partículas e outras não.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *